Cultura empresarial: o que faz e como se constrói

A cultura empresarial pode ser definida como o resultado de uma mistura equilibrada de psicologia organizacional, atitudes, acções e crenças que, quando combinadas, definem não só o ambiente geral de uma empresa, como também a sua capacidade (teórica) de atingir os objectivos propostos. 

A cultura de uma empresa não pode ser comprada ou fabricada. Tem de ser criada, e mantida, por todos os elementos da organização, exigindo tempo, dedicação e esforço; o retorno deste investimento raramente é imediato mas, regra geral, dá à empresa acesso a uma série de benefícios:

  • Foco: permite alinhar toda a empresa na concretização da sua visão, missão e objectivos.
  • Motivação: aumenta a motivação e lealdade dos colaboradores.
  • Ligação: cria coesão nas equipas, em todos os departamentos da empresa.
  • Consistência: melhora a coordenação e controlo em todos os sectores da empresa.
  • Espírito: modela o comportamento dos colaboradores, tornando a empresa mais eficiente e um local mais agradável para trabalhar.

Construir uma cultura forte exige trabalho árduo, compromisso e atenção constante em quatro áreas-chave:

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  1. Liderança. A cultura da empresa deve ser orgânica e evoluir ao longo do tempo. É alimentada e inspirada por uma liderança envolvida, activa e informada acerca das realidades do negócio. O líder, ou líderes, importam-se verdadeiramente com o papel da empresa no mundo, demonstram grande paixão no seu trabalho, possuem excelentes capacidades de comunicação e têm a capacidade de motivar quem os rodeia, conseguindo criar ambientes de trabalho em que a visão, missão, valores e objectivos da empresa são perfeitamente conhecidos e estão bem presentes em todos os membros da organização – independentemente da sua função.
  2. Valores. Há uma diferença substancial entre falar e viver os valores que constituem a base da cultura de uma organização. A cultura empresarial é dependente dos valores estabelecidos, que devem ser postos em prática diariamente e integrados em cada pessoa e departamento. Se queremos que a nossa organização seja dirigida pelos valores estabelecidos temos de tentar, acima de tudo, que as pessoas que contratamos partilhem esses mesmos valores. Se queremos que a nossa organização seja um reflexo da nossa cultura, temos de estar preparados para dar poder e responsabilidade às pessoas, assegurando-nos que todos compreendem o que se espera deles.
  3. Responsabilidade. Uma cultura forte assenta no poder individual concedido a cada um dos membros da organização, reconhece os seus talentos e dá-lhes um papel bem definido. Em troca, espera-se que cada elemento seja responsável pelo seu trabalho, que o desempenhe sem necessidade constante de controlo e que tenha a capacidade de assumir falhas ou erros.
  4. Sucesso e Erros. A maioria das empresas funciona a um ritmo tão veloz que, com frequência, se esquece de celebrar as suas vitórias, pequenas ou grandes, e raramente tem tempo (ou humildade) suficiente para reconhecer e aprender as lições transmitidas pelos erros cometidos. As vitórias devem ser celebradas, os erros devem ser reconhecidos e ambos devem ser partilhados com frequência.

A força da cultura de uma empresa está intimamente ligada aos valores e normas que guiam a forma como opera. Nas empresas em que a prioridade são as pessoas e os processos, os esforços são centrados na performance da organização e na criação de uma cultura empresarial forte, reflexo dos valores e normas que orientam a forma como opera. Neste contexto, os colaboradores envolvem-se activamente em todos os aspectos do negócio, confiam uns nos outros e têm poder suficiente para desempenhar as suas funções, o que resulta em melhorias no crescimento financeiro, maior motivação e envolvimento por parte dos colaboradores, melhoria na comunicação interna e externa e a capacidade de avaliar e aceitar os riscos necessários para atingir novos níveis de inovação.

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