tudo o que fazemos é um projecto

Não sei se haverá melhor definição que esta. Mas, se quisermos ser mais exactos, um projecto pode ser definido como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, executado por pessoas e desenvolvido por etapas. Exige que haja, pelo menos, um responsável pelo planeamento, monitorização e controlo de todas as operações que definem o fluxo de trabalho que leva ao resultado pretendido; um projecto está intimamente ligado ao conceito de operações, diferindo destas pela ausência de continuidade e repetição. Uma empresa pode ganhar dinheiro a partir dos projectos que desenvolve ou decidir que a metodologia adoptada na gestão de projecto é adequada para optimizar a forma como é administrada.

É ao gestor de projecto que devem ser atribuídas as funções de planear, monitorizar e controlar os processos, e recursos, de que depende um projecto. Pode liderar directamente uma equipa ou atribuir a outro/a essa função (team leader) mas, em qualquer dos casos, é a ele que se atribui a responsabilidade de assegurar que os objectivos, prazos e orçamentos são cumpridos, e que o resultado final do projecto está de acordo com as expectativas criadas.

Numa escala menor, tudo o que fazemos pode ser encarado como um projecto, dependente de tempo e recursos e que, num momento mais ou menos definido, será concluído e dará origem a um resultado.

{Dúvidas? Sugestões? Fiquem à vontade para se fazerem ouvir nos comentários!}

One comment

  1. Pingback: Um gestor de projecto não é um baby-sitter « business loft

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s